O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade
do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido
por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do
mundo.
A PARTIDA
1 - Constitui-se de sets de 11 (onze)
pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três,
cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o
que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3
- Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os
atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.
O SAQUE
1
- A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão
livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque
primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no
campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4
- Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma,
mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5
- O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser
decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que
começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim
sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão
livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o
adversário a não ser a rede e suportes.
UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).
UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a sequência.
Fonte:https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/tenis_de_mesa.htm
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