terça-feira, 2 de abril de 2013

Circo Legal é Circo sem Animal


Projeto: Circo legal é circo sem animal

Tema: Alegria consciente
Duração: 30 dias
Turma: 3° ano A
Professora: Giséli Lindemann Buerger

Justificativa:
O projeto foi elaborado a partir do interesse das crianças, com intuito de levar às mesmas um pouco da vivência desse rico mundo do circo e das artes circenses como fonte de conhecimento,  proporcionando um aprendizado lúdico e diversificado.Plantando sonhos, trazendo alegria, criando fantasias e ampliando os conhecimentos cognitivos dos nossos alunos por meio de práticas pedagógicas associadas ao tema “Circo”, tornando nossa sala de aula um verdadeiro espetáculo.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois, durante o espetáculo, sob uma lona colorida, há música, teatro, dança, coreografias, figurinos específicos que encantam a plateia: um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também dos adultos.
Lembrando ainda da necessidade da conscientização, ressaltaremos a importância da não utilização de animais em espetáculos circenses, devido ao fato que muitos destes animais foram violentamente capturados no meio selvagem, tendo as suas famílias mortas para esse fim. Outros foram comprados de jardins zoológicos, de onde também são separados das suas famílias. Outros ainda são comprados de outros circos. Em qualquer caso, os animais de circo têm sempre passados traumáticos e, fruto da maneira como são mantidos e tratados enquanto são usados para os espetáculos de circo, estão condenados a uma vida de permanente angústia e depressão, Incluindo jaulas minúsculas, doenças e feridas não tratadas...Enfim, a conscientização é tudo!
Durante o projeto, também será estudada a lei nº 9605/98, que define penas com relações a crimes ambientais, incidindo sobre quem praticar abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais domésticos e silvestres, podendo sofrer pena da retenção de 3 meses a um ano, mais o pagamento de multa.

Objetivos:
  • Desenvolver o potencial artístico do educando através de atividades variadas;
  • Montar maquetes destacando o tema “O Circo”;
  • Produzir textos descritivos , narrativos e dissertativos, a partir de imagens, vídeos;
  • Reconhecer o circo como uma arte;
  • Reconhecer os diversos personagens do circo;
  • Realizar dramatização de histórias circenses;
  • Conhecer a história do circo;
  • Conhecer os palhaços e artistas circenses de ontem e de hoje;
  • Realizar brincadeiras e caracterização de personagens circenses;
  • Realizar diversas atividades em diferentes eixos temáticos com o tema “Circo”,
  • Realizar pesquisas sobre a arte circense;
  • Caracterização de personagens circenses;
  • Confecção de livros através de histórias ou músicas destacando o tema “Circo”;
  • Promover oficinas de artes;
  • Trabalhar livros com histórias circenses como: “O Circo” de Roseana Murray,”O Mundo Mágico do Circo” de Patrícia Amorim, “A Canção do Circo”de Paulinho Pedra Azul e Marilda Castanha,”O Equilibrista” de Fernando Lopes de Almeida e Fernando de Castro Lopes, “Um Circo de Pernas para o Ar” de Ferruccio Verdolin Filho,”O Circo da Lua” de Eva Furnari, “O Circo das Plantas” de Ricardo Hoffmann,”O Macaco Vermelho” de MarioVale,”Circo Mágico” de Alexandre Brito e “As Meninas da Janela” de Jonara Nifa Rosa Gabbi.

    Culminância:  
    Exposição de trabalhos no Banrisul, de 02 a 16 de abril de 2013.




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