quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ESCOLA JP APRESENTA HINO DE IVOTI NO DESFILE

No último sábado, dia 25 de outubro, foi realizado o desfile alusivo aos 50 anos de Emancipação de Ivoti. Nossa Escola apresentou, na Avenida, uma homenagem ao Hino de Ivoti e à sua autora, a professora Laís Helena Bruck Mundstock.












PASSEIO A PORTO ALEGRE

No dia 22 de outubro, os 5ºs Anos realizaram o tradicional passeio a Porto Alegre, em que realizaram um roteiro diversificado para conhecer um pouco mais sobre a capital do Estado. Fizeram uma viagem com o Trensurb e o Aeromóvel até o Aeroporto Salgado Filho. Conheceram o Museu Júlio de Castilhos, o Palácio Piratini, a Catedral  e a Praça Matriz. Almoçaram no Shopping Praia de Belas e conheceram a Zona Sul, orla do Guaíba e Zona Rural de Porto Alegre, através do passeio da Linha Turismo.















terça-feira, 28 de outubro de 2014

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO 2º ANO A

Paulo Freire (1990, p.65) diz que “o ato educativo deve ser sempre um ato de recriação, de re-significação de significados”, desta forma acredito que a utilização da mais variada quantidade de recursos manipulativos estimula o aprendizado infantil, possibilitando um melhor rendimento dos estudantes.
Tentando resgatar nos estudantes o interesse pela Matemática, bem como propiciar recursos e meios de facilitar o aprendizado nesta área, é que estas atividades foram pensadas. Durante todo o ano letivo de 2014, diversos jogos e atividades foram realizados, pensando sempre na melhora da qualidade de ensino, assim como na possibilidade de auxiliar e propiciar o crescimento dos estudantes.
Com o objetivo de desenvolver atividades lúdicas com a turma, sabendo da sua influência na aprendizagem dos alunos, busquei recursos didáticos de fácil acesso que pudessem ser utilizados no ensino da Matemática no segundo ano, aplicando atividades lúdicas, auxiliando-os a resgatar o prazer pela prática da Matemática.
Foram realizadas variadas atividades, entre elas:
- A construção de ábaco: visando o trabalho com a adição e a subtração com transporte e retorno;
- Jogos de bingo: auxiliando a compreensão do SND (Sistema de Numeração Decimal), prática de cálculos de adição simples;
- Jogo Lince: trabalhando o SND e a escrita de numerais;
- Materiais de contagem e tapetinho: objetivando a prática de cálculos de adição e subtração;
- Pega-varetas: auxiliando os estudantes na compreensão da multiplicação;
- Recursos manipulativos (massinha de modelar, chocolate bis): realização de atividades envolvendo a divisão;
- Utilização de sucata para o trabalho com as formas geométricas, seriação, classificação, ordem crescente...
Os jogos trabalhados em sala de aula devem ter regras, esses são classificados em três tipos:
  • jogos estratégicos, onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos leem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratégias para isso. O fator sorte não interfere no resultado;
  • jogos de treinamento, os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativas listas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel preponderante e interfere nos resultados finais, o que pode frustrar as ideias anteriormente colocadas;
  • jogos geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico. Com eles, conseguimos trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos.
O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns benefícios, conseguimos detectar os alunos que estão com dificuldades reais, os alunos demonstram para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado, existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e, por isso, aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites, durante o desenrolar de um jogo, observamos que o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor, não existe o medo de errar, pois o erro é considerado um degrau necessário para se chegar a uma resposta correta,o aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber.







































Assista também a alguns vídeos da turma: